Escolha uma Página

UFF nas Praças: PPGCCV participa de ações de divulgação de projetos em praças de Niterói

A Universidade Federal Fluminense está realizando nesse mês de maio uma série de ações em prol da universidade pública gratuita, inclusiva e de alta qualidade. Há uma grande onda de manifestação de solidariedade que envolve a comunidade acadêmica nacional, familiares, a sociedade em geral, entidades civis, jornalistas, artistas e personalidades. O objetivo é “mostrar para a sociedade o impacto e o valor das atividades desenvolvidas nas universidades públicas.”

A ação teve início no dia 08 com atos convocados pelos discentes e entidades. Em seguida, no dia 15, houve ampla agenda de mobilização nacional. Na sequência, a administração da Universidade Federal Fluminense organizará o “UFF nas Praças” nos dias 22 e 25 de maio. Essa atividade vai levar os serviços de atendimento gratuito, ações extensionistas e de divulgação científica e tecnológica para locais de grande circulação de pessoas. A ideia é mostrar os benefícios sociais diretos da universidade pública, enfatizando seu caráter transformador tanto das histórias pessoais quanto do desenvolvimento nacional.

O PPGCCV estará presente nos dois dias do evento, com a participação de projetos de pesquisa, extensão, inovação e inserção no mercado. No dia 22 de maio, na Praça Arariboia, as professoras Grazielle Huguenin e Renata Frauches desenvolverão atividades de avaliação nutricional e educação nutricional, além de atividades de promoção da saúde do idoso. O Dr José Luiz Prata, médico do exercício que atua na Reabilitação Cardíaca do HUAP, dará orientações para a prática de exercício físico. Essas atividades ocorrerão das 9h às 17h.

Também no dia 22, a Profa Thereza Cristina Bargut estará com seus alunos do projeto de extensão “Desvendando o Corpo Humano” na praça Demerval Barbosa (Nova Friburgo). O projeto promove visitas ao Laboratório de Anatomia do ISNF para alunos de ensino médio, cursos pré-vestibular e cursos técnicos da área da saúde. Na parte da manhã, haverá divulgação do projeto e, na parte da tarde, o Anatômico estará de portas abertas para receber os interessados e dar uma amostra do que fazemos no projeto.

Já no dia 25 de maio, a Profa Christianne Bretas, vice-coordenadora do PPGCCV, estará divulgando o projeto “Avaliação Bioquímica, molecular e funcional do sistema cardiovascular/ renal em diferentes modelos animais de má nutrição durante a lactação”. O estudo poderá direcionar estratégias para melhor assistência de saúde à lactante e lactentes de modo a prevenir agravos cardiovasculares em longo prazo. Na mesma data, a Profa Dayse Mary Correia, do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF, dará orientações sobre hábitos de saúde e prevenção cardiovascular. O Grupo de Enfermagem e Pesquisa em Hipertensão Arterial Sistêmica também estará participando da atividade, representando o Núcleo Multidisciplinar (NUPHAS). Ambas as atividades ocorrerão no Campo de São Bento, a partir das 13h.

Para mais informações sobre o “UFF nas Praças”, clique aqui.

Fonte: AGIR – UFF